top of page

A importância do Sol em nossas vidas!


Muitos conhecem o sol apenas pela separação do dia a da noite, sabemos que enquanto ele brilha no céu é dia, e quando se põem, começa a noite. Mas a importância do sol para nós, seres humanos, e para todos os outros seres vivos na terra vai muito além dessa definição simples.

O sol é uma fonte de calor e luz, que afeta diretamente seres humanos, animais e plantas. Desta forma, o calor é responsável por favorecer a ação de enzimas em plantas e animais, sintetizando proteínas, sendo fundamental para as atividades metabólicas, para animais, e na fotossíntese (transformação de gás carbônico e água em proteínas e oxigênio), nas plantas.

As estações do ano, em diferentes períodos, recebem forte influência do sol, favorecendo assim, a renovação da vida com a produção de frutas e plantas. Já nos seres humanos, nossa relação é mais intensa, sendo parte fundamental na nossa saúde. O sol fornece vitamina D, uma vitamina essencial para o fortalecimento dos ossos, sendo recomendado, ao dia, uma média de 5 a 10 minutos de sol, evitando o excesso e principalmente os horários mais quentes, entre as 10 e 16 horas, pois o excesso de disposição da pele a luz solar pode acarretar em problemas de saúde, como câncer de pele.

Por isso, agora que sabemos, é hora de aderir à Vitamina D ao nosso dia a dia, com alguns minutos de sol diários, para manter o organismo mais saudável e aproveitar o calor aconchegante nesse período de frio.


1.203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page